segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Cafezinho frio, análise de negócios em baixa?

Então.. passei algum tempo sem postar. Inicialmente parei porque o trabalho no CIASC engrenou com tudo.
O resultado deste esforço veio semana passada e está registrado aqui. Fui o responsável pela análise de negócios deste projeto com todos seus erros e acertos.

Depois continuei parado em função da saúde. Passei por uma cirurgia um tanto delicada e fiquei uns meses de molho.

Hoje voltei a escrever sobre um assunto novo. Uma paixão da infância que voltou com tudo neste último ano.

Confesso que fiquei por fora de muitos debates sobre Análise de Negócios. Não me dediquei ao assunto e por isso acho que o cafezinho online esfriou. Não sei se existe sentido em, tanto tempo depois, continuar. Aguardo impressões para decidir em definitivo.

Vamos ver onde isso nos leva.

Manifesto do pescador livre

Eu, ser humano livre de corpo e mente, movido pela paixão ao ato de pescar, conclamo meus semelhantes a ler e refletir. Eventualmente assimilar o que achar conveniente e verdadeiro. O que julgar justo para o crescimento da humanidade e o que decidir adequado à sua postura.

Eu sou um pescador livre
.

Eu, auto proclamado pescador livre, me dedicarei à pesca e sua continuidade dentro dos padrões fixados em lei para a prática nas categorias existentes. Não obstante, exercerei o meu direito à cidadania com o objetivo de aperfeiçoar a visão que meus governantes têm sobre o que eu faço, primando sempre pelo respeito ao meio ambiente, à natureza e, principalmente, ao peixe. O objeto da minha procura.

Eu, pescador livre, não desperdiço alimento. O peixe capturado e morto por mim será servido com dignidade, preferencialmente na minha mesa, aos que compartilham meu sangue ou minha amizade. Ensinarei à minha família o valor deste alimento, dando especial atenção à educação das futuras gerações quanto aos bons hábitos alimentares e ambientais.

Eu, sendo um pescador livre, não mato alevinos. Condeno esta prática medonha. Caso, por equívoco, vier a capturar algum, ele será solto. Se porventura ele morra, será tratado com dignidade e será servido à mesa como os outros peixes pescados por mim. Se desejar pescar peixes de pequeno porte, procurarei apenas aqueles que alcancem o tamanho desejado por mim na idade adulta.

Eu, como um pescador livre, garanto o que afirmo sobre a preservação dos alevinos com o uso de gabaritos, réguas ou quaisquer outros meios que me garantam alferir o tamanho dos peixes por mim capturados. Isso, é claro, apoiado pela observância estrita às tabelas publicadas pelos órgãos competentes que definem os tamanhos mínimos de cada espécie.

Eu, com espírito de pescador livre, sou educado e prestativo. Procuro sanar as dúvidas dos iniciantes com o conhecimento que tenho. Também sou humilde, aproveitando para aprender em todas as oportunidades possíveis, e não ataco a opinião de outros pescadores gratuitamente. Procuro testar uma técnica ou conceito para poder argumentar a respeito, sem me lançar em discussões inúteis que visam apenas alimentar a vaidade das gentes. Se for necessário argumentar, faço isso dentro dos princípios da civilidade em qualquer ambiente real ou virtual.

Eu, auto entitulado pescador livre, não me submeto à vontade dos outros. Mesmo se decidir exercer o meu ofício como atleta registrado, serei o guia do meu espírito, não dobrando jamais a minha alma e meu caráter aos caprichos de qualquer pessoa. Nenhuma atividade esportiva vale minha consciência e, portanto, não flexibiliza os princípios já manifestos acima.

Eu sou um pescador livre; homem ou mulher que respeita meus semelhantes e os peixes que capturo, também exijo o mesmo tratamento por parte destes semelhantes. Caso tenha que fazer críticas ou defender minha honra, o farei em público, sem o artifício hediondo do anonimato (digital ou não) e sem usar os recursos reprováveis da ironia, da hipocrisia, do destempero, do oportunismo. Sou claro, objetivo, direto e jamais mando recados ou faço comentários sem um destinatário claramente identificado para exercer o direito de defesa.

Sou um pescador livre, e compartilho com meus amigos os melhores momentos da minha vida. Estes momentos acontecem nos rios, nos lagos, na areia, sobre as pedras ou sob a água. Este é o objeto da minha paixão e apenas nestes ambientes que exerço meu ofício e aplico meus conhecimentos. Não o faço na internet.

Signatários:

Jefferson Velasco, Florianópolis / SC

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Amigos pescadores,

Este manifesto não está terminado. Qualquer signatário é bem vindo para sugerir melhorias ou adicionar conteúdo, desde que movidos pelos mesmos princípios. Mesmo que o tom tenha sido exageradamente formal em vários pontos (uma brincadeira, mas nem tanto... :D ) a idéia é séria. Para sugerir melhorias, é preciso ser signatário. Para se tornar um signatário, basta postar um comentário manifestando sua vontade, com nome e localização. Pode ser que eu seja o único, mas isso não invalida o pensamento.

Abraços a todos!