terça-feira, 29 de maio de 2012

Kamidana desmontável

Olá pessoal,

A alguns meses estivemos reunidos no Kawai Shihan Dojo para planejar um evento que realizaremos ainda neste ano. Discutindo a logística necessária às apresentações que fazemos de tempos em tempos, surgiu a idéia de fazer um kamidana desmontável que pudesse ser levado facilmente a qualquer lugar.

Quando trabalhamos a idéia alguns requisitos foram estabelecidos:

  • Ser fácil e rápido de montar;
  • Ser leve para que, desmontado, seja carregado por apenas uma pessoa;
  • Ser resisntente à umidade, chuva e raios solares;
  • Ser simples e agradável aos olhos.
Com estas diretrizes, elaborei o seguinte projeto:



O móvel todo seria composto de quatro táboas de madeira. Duas de 1,50m para o tampo e a frente da bancada e duas táboas na vertical - uma para os kanjis da palavra "aikido" e outro para a foto do fundador. Duas taboinhas serviriam para fechar as laterais do tampo.

Os kanjis seriam pintados diretamente sobre a madeira com a ajuda de um stencil cortado em vinil. O movel todo seria envernizado com verniz automotivo de poliuretano bicomponente, que já vem com proteção UV e não fica opaco quando exposto à luz solar muito tempo.

A madeira escolhida deveria ser leve mas muito seca, para evitar empenamentos, e razoavelmente resistente. Escolhemos Caixeta (ou Marupá).

O móvel todo é desmontado ou montado em menos de cinco minutos, com a ajuda de uma parafusadeira, sendo necessários apenas 8 parafusos. As laterais foram fixadas com dobradiças e se voltam para o interior do tampo. 

Foi um trabalho muito gratificante e gostoso de fazer. 

No final, ficou assim:


Algumas fotos do processo:


É isso aí pessoal! Abração a todos!