sexta-feira, 11 de março de 2011

Arbalete de madeira #1 - quarta parte

O projeto andou, mas é uma pena que eu não tenha conseguido fotografar todos os passos que andaram desde a última postagem.

A primeira coisa que fiz foi fazer um furo de 22,8mm para passar o elástico, mas só tirei foto depois de muita coisa feita:


Também fiz a furação de 16mm para receber o mecanismo de gatilho:


Depois disso levei para a marcenaria onde, usando a tupia, escavamos a calha da seta ou arpão :


E a calha de descanso do elástico:


É uma máquina de respeito a tupia. Admiro quem tem prática com ela. No olho o cara fez a regulagem da máquina para fazer exatamente o que eu queria, com um mínimo de erro que será tirado a mão com lixa mais tarde.

Em seguida fiz um rebaixamento na parte de trás da arma para nivelar o corpo com a altura do gatilho. Aquela área onde está o X também vai sair, mas mais tarde. Primeiro vou fazer a coronha.


Aí começamos alguns ajustes finos, como o encaixe do gatilho. Fiz a furação com uma broca chata de 16mm, mas foi necessário ajustar com a micro-retífica e formão:

 O gatilho Divecom também teve que ser ajustado. Retirei na frente e atrás alguns ângulos que servem para fixar o encaixe numa arma original. No meu caso, vou passar duas hastes de inox pelo corpo da arma para fazer este papel.

Olhando de frente a arma está assim:


Ainda colei ums pedacinhos de canela para fazer um apoio de peito mais tarde:


Trabalhei bastante na carretilha também, mas como não terminei o serviço nela, vou deixar para postar na próxima atualização.

Abraços!

2 comentários:

  1. ta ficando linda! morro em nova mutum mt. como faço pra conseguir um elástico pra arbalete?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Se isto for um SPAM você vai arder no inferno em um lugar todo especial, ao lado dos terroristas e pertinho dos molestadores de crianças.