terça-feira, 24 de maio de 2011

Barbie e o hábito de colecionar

Já a algum tempo (ou melhor, desde que meus filhos cresceram o suficiente para compreender que um comercial de brinquedos serve para lhes despertar o desejo de algo que pode ser encontrado em uma loja especializada e será a dor de cabeça do papai por pelo menos até a próxima oportunidade em que mereçam um presente) venho prestando atenção ao mercado de bonecos comemorativos (em inglês são chamados de action figures) colecionáveis.

Alguns despertam curiosidade e simpatia, como os da série Star Wars, ou de filmes de super heróis que conhecemos nos gibis da Marvel ou da DC. Outros em filmes de ação que se tornaram (ou tentaram) virar novos clássicos.

E tem as Barbies.

Bom, eu já sabia - através de um documentário sobre colecionadores compulsivos - que as Barbies são MUITO colecionáveis, e as bonecas mais raras, edições limitadas, podem alcançar preços elevados em leilões na internet ou até mesmo presenciais. Uma referência que achei para escrever esse post explica muita coisa: http://www.vintagebarbiedolls.net/.

Coisas da década de 50 ou 60, que refletem a forma dos EUA pensar. Trazem uma identidade intimamente ligada à cultura do lugar e seu momento histórico - vista sempre sob um prisma que é pano para debates acalorados com o pessoal que faz estudos de gênero e critica o papel da mulher na sociedade moderna.

Bom, acontece que na minha última visita à loja de brinquedos, me deparei com isso:


E pensei: WTF is this???

E pensei mais: acho que o capitalismo conseguiu derrubar mais uma barreira! Os caras simplesmente pegaram um ícone cultural (controverso, eu sei, eu sei) da indústria dos brinquedos, e o cruzaram com outro ícone pop classico. Fizeram as Barbies das Bond Girls! E para abraçar a iniciativa criaram o rótulo "Black Label".

Eles inventaram uma forma de vender Barbies a R$ 150,00 para marmanjos! O tema, a embalagem e até o rótulo que remete aos uísques Johnny Walker cheiram a marmanjo! Senti como se um tabu estivesse quebrado. Mas fica pior:


Fizeram o "Pink Label" e reinventaram o conceito de colecionáveis, um mercado tradicionalmente de marmanjos (com suas raras exceções), usando a mesma fórmula com outro ícone pop: a saga dos vampirinhos adolescentes.

Agora colecionar action figures não é mais coisa de marmanjo (mesmo que sejam Barbies). Também é coisa de mocinhas. Vocês não genial? Ou brutal?

Eu acho um pouco das duas coisas. Fiquei com saudade dos meus antigos brinquedos de madeira.


Acho que vou fazer uns para os meus filhos neste final de semana e rezar para que eles tenham mais apreço pelo que eu fizer do que por essas ... coisas sobre as quais eu não consigo decidir o que realmente penso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se isto for um SPAM você vai arder no inferno em um lugar todo especial, ao lado dos terroristas e pertinho dos molestadores de crianças.