segunda-feira, 5 de março de 2012

Arbalete #3 - Começando a rollergun

Bom dia pessoal!

Neste último sábado, em meio às tarefas de manutenção da casa, resolvi começar a construir a minha rollergun. O projeto é uma cópia das rollers do Renato. As medidas do blank são 5cm X 3cm X 90cm de cano, o que dá um comprimeiro total de cerca de 110cm ou mais um pouco. Vou saber ao certo depois de terminar.


Comprei o blank do Leandro Pacheco, colega armeiro que vem fazendo canos de madeira artesanais de ótimo nível, vendendo com muita aceitação para todo o país. Foi feito com lâminas alternadas de jatobá e cedro, o que inicialmente pode parecer pesado - na água vai mostrar equilíbrio ideal na flutuabilidade. As armas que fiz em jatobá e cedro, até agora, afundam com a seta e flutuam após o tiro.


Nesta foto dá para ver o detalhe da laminação e o desenho de onde será feita a furação para o gatilho.


Esta, para quem não conhece, é a super plaininha para escavação da guia da seta. Quem se interessar em construir uma, tenho o tutorial aqui mesmo, no blog. Como a lâmina central do blank é de um cedro bem linheiro, a plaina funcionou muito bem. Dá pra ver pelo comprimento dos cavacos.


Com a guia escavada, fiz a furação e abertura da cavidade que deve receber o gatilho. Parei no sábado mais ou menos neste ponto. Para que se tenha uma idéia de como vai ficar, vejam a foto abaixo:


O gatilho e a carretilha Omer Match 30 serão usados nesta arma. A coronha e as roldanas não. São para outros projetos, mas já se pode ter uma imagem do produto final.

É isso aí galera! Até a próxima.

2 comentários:

  1. amigo td bem!? valeu o seu post , me ajudou muito e forte abraco e uma boa pesca com seu arbalete....

    ResponderExcluir
  2. bom dia!
    Poderia me enviar o projeto do gatilho para arbalete, ou caso tenha pra vender? abraço..

    ResponderExcluir

Se isto for um SPAM você vai arder no inferno em um lugar todo especial, ao lado dos terroristas e pertinho dos molestadores de crianças.