segunda-feira, 7 de março de 2011

Arbalete de madeira #1 - primeira parte

Olá pessoal.

Recentemente, motivado por colegas de trabalho que mergulham já a muitos anos, resolvi aprender pesca submarina. Descer somente com uma respiração, procurar o exemplar correto, abatê-lo e subir. Trata-se da forma de pesca mais seletiva e ecologicamente correta, se observarmos algumas regras básicas.

Bem, o equipamento envolve roupa de mergulho, faca, nadadeiras, máscara, snorkel, cinto e lastro, boia de mergulho e o abalete. O arbalete é a arma de caça, basicamente uma haste ou tubo que tensiona um elástico forte preso a um arpão de ferro ou aço que é contido por um mecanismo de gatilho. Coloque uma coronha e pronto.

Arbaletes são feitos de peças de plástico injetado e tubos de alumínio. Alguns malucos fazem arbaletes artesanais com madeira!

Aqui está o meu problema... duas palavras às quais não consigo resistir... madeira e artesanais. Resultado: sem nem mesmo aprender a mergulhar já comecei a fazer o meu primeiro arbalete de madeira. E já sei que não será o único!

Bom, este primeiro post é para falar de onde veio a idéia e falar sobre os materiais e o projeto. Na seqüência vou postar a evolução dos trabalhos que serão feitos aos sábados, quando possível. Outra idéia é colocar com clareza os erros e acertos do projeto conforme for executado.

O PROJETO

Resolvi usar um esquema feito pelo colega Jackson do forum Guarapas (o melhor forum de pesca sub do Brasil). Muitas dicas importantes foram pegas observado o trabalho de outros feras como o Renato de Palmas/TO. Olhem o desenho do Jackson:




Resolvi fazer este carinha. Parece simples e funcional. Para simplificar mais ainda resolvi usar peças prontas onde for possível: serão usadas carretilha, sistema de gatilho, elástico e arpão comprados no mercado.

DICA #1: tenha um amigo marceneiro. Um marceneiro profissional não vai querer alugar a oficina (até por medo de você deixar um dedo em uma de suas máquinas) nem fazer o trabalho para você. Se for fazer o trabalho vai te cobrar muito mais do que valeria a pena. É um excelente atalho pois ele pode te ensinar muitas coisas, além de possuir máquinas que ajudam muito e poupam tempo.

Bom, armado com o esquema do Jackson fui visitar meu amigo marceneiro. Ele me arranjou duas táboas de jatobá e uma de marupá com 4cm X 1,5cm X 110cm. Estas medidas seriam para um arbalete de 90cm e a sobra eu vou usar para fazer a coronha (a madeira foi trocada por um pedaço de jacarandá):



Aqui estão as três táboas antes de colar. Para este arbalete eu queria usar um elástico de 2omm ou dois de 16mm. Então para aumentar a resistência decidi laminar com filbra de vidro (cerca de R$ 7,50):



Para colar isso tudo usei resina de epoxi. Comprei na loja de ferragens dois potes num total de 850gr (por 27,00) que deve dar para laminação e impermeabilização no final.



E tinha que segurar isso tudo junto para secar durante 24 horas. Para isso decidi usar grampos de pressão (comprados a R$ 3,00 a unidade):



Para finalizar um pincel (R$ 2,00):




IMPORTANTE: Segurança em primeiro lugar! Resinas e fibra de vidro podem ser perigosas se inaladas ou em contato com a pele por muito tempo. Recomenda-se o uso de máscara e luvas. Mais importante ainda, proteção para os olhos. É muito fácil esquecer e limpar os olhos com as mãos sujas com as pequenas fibras e causar um grave acidente.




É isso aí! Daqui a pouco eu começo o trabalho propriamente dito. Nos próximos dias mais um post!

9 comentários:

  1. Mto bacana o passe o seu texto e o projeto ta bem elaborado,vou fazer o meu tambem. abraço td de bom

    ResponderExcluir
  2. Cara! Fantástico! Quais as maquinas usadas para o fabrico destes arbaletes artesanais?
    Sou pobrinho, não posso gastar muito, prefiro meter a mão e fazer.

    ResponderExcluir
  3. Legal cara quero fazer o meu tambem vc pode me dar uma copia desse projeto para que eu consiga fazer o meu tambem ??

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde.
    Estou começando a pesca sub e queria fazer um exemplar desses, tenho um amigo marceneiro. Tem como vc me passar o projeto?
    Queria fazer uma sniper 80 dual.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!
    QuAl outro tipo de madeira que eu possa fazer a arbalete? Sem ser estas duas indicadas.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite
    Preciso fazer a troca das borrachas dos meus arbalet`s , preciso comprar elastico 3m, 14mm
    Esta tudo muito caro, alguém sabe de alguma promoção.
    Contato: fabio.vivoni@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Se isto for um SPAM você vai arder no inferno em um lugar todo especial, ao lado dos terroristas e pertinho dos molestadores de crianças.