Olá gente. Ontem a noite a insônia me colocou de volta na oficina. Fiquei até a uma da manhã e só parei quando não dava mais para respirar por causa da poeira no quartinho. Bom, como não podia fazer muito barulho em função da hora, resolvi começar a dar uma forma melhor ao corpo da arma, lixar os cantos vivos e fazer uma estrutura de madeira para proteger o mecanismo do gatilho (não um guarda mato, esse farei de inox).
Para isso costumo colar uma lixa 40 em uma madeirinha. Posso colar uma 80 do outro lado e como a lixa fica firme e reta, aumenta a vida útil dela.
Para isso eu uso um adesivo temporário da 3M. Comprei essa lata faz mais de 2 anos e ainda não acabou. Depois prendo na bancada e dou uns 20min. Quando a lixa está velha é só arrancar e colar outra.
Usando essa grosa improvisada comecei a fazer o desbaste:
Em seguida, usei a mesma madeira para alargar o encaixe do gatilho, que estava muito justo e depois da resinagem não deveria encaixar. Para evitar de ter que remover resina e comprometer a madeira:
Na foto abaixo mostro uma parte do cabo que teve que ser fixada em um rebaixo, de forma que madeira com a lixa não entra. Tive que usar a retífica naquela área e outro dia vou ter que fazer ainda alguns acertos nos cantos com um formão muito afiado. No próximo arbalete vou ter que planejar com muito mais cuidado a furação do gatilho e a posição e colocação do cabo para ficar melhor de trabalhar. Uma coisa que este projeto está me ensinando é que cada passo deve ser planejado com antecedência antes mesmo de começar, pois um erro em uma etapa atrapalha a execução de outra lá na frente.
Em seguida fui tentar melhorar o aspecto e a pegada do cabo, que embora esteja sólido ficou meio magrinho e não muito ergonômico principalmente na área do gatilho. Então fiz uma peça de madeira a ser colada no cabo como segue:
Colei com cola de acrilato (tipo super bonder). Tem algumas no mercado em embalagens grandes e que são mais viscosas. São ótimas para colar essas pequenas partes e fica uma junção perfeita se a usinagem das peças for boa. Essa peça tem uma reentrância para o gatilho.
Depois fiz uma peça semelhante para a parte de baixo do gatilho, para proteger seu mecanismo:
Colei tudo e ficou assim:
Uns minutos para tomar água e ir ao banheiro e já deu para começar a usinar essa colagem toda:
Ficou bacana, ou pelo menos muito melhor do que estava antes. As pequenas imperfeições das junções, pequenas fendas e buraquinhos podem ser tapados com um truque ardiloso: basta colocar cola de acrilato e esfregar um pouco da poeira fina de madeira que fica da usinagem com lixa. Dá uns segundos para secar e pronto, buraco tapado. Não é lá muito bonito mas quebra o galho e fica melhor do que um buraco ou fenda.
O gatilho ficou bem abrigado e funciona bem nessas limitações:
Por enquanto é isso aí!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se isto for um SPAM você vai arder no inferno em um lugar todo especial, ao lado dos terroristas e pertinho dos molestadores de crianças.