segunda-feira, 21 de março de 2011

Arbalete de madeira #1 - sétima parte

Olá pessoal. Hoje vou mostrar como fiz a adaptação do molinete para o arbalete de madeira.
Começamos com um molinete padrão Cobra para armas pneumáticas. Tá certo, a arma merecia coisa melhor, e pretendo colocar um Divecom ou PKSub nela mais tarde, mas esta peça estava lá na hora e local certos, então vamos começar com ela:






A primeira tarefa foi cortar fora os encaixes do molinete com o suporte. Decidi não usar um suporte da Cobra pois depois vou trocar mesmo por um melhor, logo o molinete será aparafusado diretamente na madeira.


Resultado:


Para emparelhar a peça, basta colocar uma lixa na bancada e esfregar. Fica mais reto do que fazer com a lixa na mão ou na madeira como fiz com o arbalete:


 Um detalhe! Este material é muito estranho. Parece alguma coisa entre um plástico mole e uma borracha dura. Quando lixamos, mesmo à mão e em baixa velocidade, o material não é "removido" digamos assim, mas derrete e se acumula na borda. Assim que você para de lixar ele ainda está quente e mole, mas em segundos esfria e endurece. Muito doido!


O molinete sai barato por causa deste problema:





Que foi prontamente colocado de lado com uma usinagem com a retífica:





Em seguida, hora de fazer a furação:


Na parte traseira fiz apenas um furo para aparafusar só uma pequena placa de madeira para dar acabamento. Já na parte de cima:


Foram dois furos onde passarei dois parafusos de inox que poderão ser removidos mais tarde quando eu substituir esse molinete por um suporte para outro tipo de molinete




Tirei a medida de onde eu gostaria de colocar o molinete e medi a madeira que vou usar para o acabamento da parte de trás. Cortei e arredondei as laterais com lixa:





Furei a madeira e depois colei generosamente com cola de acrilato (tipo super bonder).



Para terminar um parafuso de inox na parte interna para fixar este pequeno painel de madeira:


Nesta foto de cima podemos ver como ficou o acabamento da abertura que foi usinada com a retífica e também a parte de cima, que ficou lisa depois de remover os trilhos do encaixe.


O parafuso ficou um pouco para fora da madeira na parte de trás e foi desbastado com uma lima.

Em seguida, ainda hoje se possível, vou fazer o upload das fotos das peças de inox, que já estão prontas.

Abraços!

2 comentários:

  1. Então cara... eu já vi quebrar sim. Mas o molinete estava a anos lá e o plástico estava bem ressecado. A arma do cara estava parada a uns cinco anos e ele me emprestou. Fiz uma manutenção boa e fui dar um tiro pra testar a pressão. A linha prendeu dentro do carretel e a carretilha se desfez em quatro pedaços junto com o suporte.

    De qualquer forma amanhã estou indo visitar um amigo torneiro e vou ver como fica fazer um carretel de nylon torneado... se ficar bom eu vou fazer 3 já para os próximos arbaletes.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho, acabamento ficou show! Quanto ao molinete da Cobra, também acho ele bem bom, uso o meu a anos e nunca deu problema, tive um da PK que também deu problema...enfim, talvez esse estivesse ruim pq tava ressecado, não sei se mudaram a forma, mas o meu com certeza é de Nylon.

    ResponderExcluir

Se isto for um SPAM você vai arder no inferno em um lugar todo especial, ao lado dos terroristas e pertinho dos molestadores de crianças.