quinta-feira, 31 de março de 2011

Morey para pesca sub

Olá pessoal,

Dei um tempo com o arbalete e hoje de manhã dediquei um tempo para customizar uma prancha para pesca sub baseado no modelo do colega Rogério de Salvador, publicado no Guarapas (veja aqui o post do Rogério).

Comprei um morey boogie de isopor com aquela camada de polietileno expandido por fora (mesmo material daqueles macarrões de piscina) por R$ 49,00 e o resto das peças por R$ 29,00.

Vejam o material, além da prancha, é claro:


- 2 flanges para cano de 25mm;
- 2 joelhos para cano de 25mm;
- 3 pedaços de cano de 25mm para a alça;
- 5 ralos de pia baratinhos;
- 1 rede de elástico para motos;
- Fita isolante de auto-fusão;
- Alguns metros de corda fina;
- 3 mosquetões de plástico;
- Adesivo para PVC;
- Serra;
- Faca.


Primeiro passo é furar a prancha com uma faca e passar os ralos de pia. Quatro nos cantos, respeitando mais ou menos os limites da rede de elásticos, e um no centro. Este no centro não é absolutamente necessário.


Depois cortei os pedaços de PVC. A haste no meio dos joelhos foi cortada de modo que se aproveitasse o furo na prancha para passagem do lash. Os dois outros pedaços foram cortados de forma que tivessem a mesma espessura da prancha mais uma sobra para os dois lados para encaixar nos joelhos e nos flanges.


Depois de montado e colado, passei fita isolante de auto-fusão para emborrachar. Para diminuir um pouco o peso total da prancha, serrei fora a rosca do flange, usando apenas o encaixe do outro lado.






Fiz a furação na prancha, aproveitando o furo que já existia para o lash, e passei os tupos de PVC colando do outro lado nos encaixes serrados do flange:


Para finalizar, passei uma corda fina pelos ralos de pia, sempre deixando um laço na parte de cima da prancha e uma linha reta na parte de baixo. Na parte de baixo, coloquei na corda uns mosquetões simples de plástico que ficam fixos na corda. Nos laços feitos com a corda na parte de cima coloquei as alças da rede de elásticos. Ficou mais ou menos assim:

A parte de baixo:


E a parte de cima:


Deu pra ver que minha furação não ficou muito alinhada... estava com pressa e fiz um serviço meia boca. Não prejudica o desempenho, mas não é bonito. Aconselho medir a marcar direitinho antes de começar a furar a prancha, afinal dinheiro não cai do céu né?

Colocando o macarrão e o lastro, e também umas correias para prender a arma, ficou assim:


Quando for trabalhar na prancha novamente vou passar cera de vela derretida no fundo (outra brico maneira que vou publicar aqui) para melhorar o deslize.

Abraço e água roxa pra todos!

2 comentários:

Se isto for um SPAM você vai arder no inferno em um lugar todo especial, ao lado dos terroristas e pertinho dos molestadores de crianças.