domingo, 1 de maio de 2011

Arbalete de madeira #1 - última parte

Olá pessoal!

Já tava pronto faz tempo, mas eu estava esperando uma câmera melhorzinha que a do celular para tirar umas fotos.


O acabamento ficou muito ruim perto do que poderia ser. Usei uma técnica que não gostei muito para aplicar a resina. A primeira demão foi bem grossa, aplicada com pincel. Depois inventei de lixar.... nada bom. apesar de minimizar as imperfeições, em muitos locais o acabamento ficou opaco e feio.

As duas demãos seguintes apliquei com rolo de espuma. Ficou muito mais fácil e o resultado teria sido melhor se eu tivesse usado quatro ou cinco demãos com o rolo de espuma. É o que farei na próxima arma - que já está em andamento!



Também não gostei nada da coronha. Usei uma sobra da madeira e faltou material para esculpir. Não tem uma pegada muito natural, mas quebra o galho. Fiz um guarda-mato para o gatilho usando uma tira de inox e fixei o mecanismo do gatilho com parafusos de inox. O molinete está também aparafusado e pode ser trocado com facilidade.



O cabeçote, na minha opinião bem duvidosa, ficou bem esculpido. Fiquei bem satisfeito também com o passador, apesar de não estar polido como deveria. De qualquer forma, acabamento primoroso não foi mesmo o foco deste primeiro projeto. No cabeçote, o que eu não gostei mesmo foi do pino para passar o nylon em cima, que ficou muito curto.


Para terminar, colei uma borracha de chinelo mal cortada no final, só para poder armar sem me machucar.

De uma forma geral estou muito satisfeito com esse projeto. Todos os erros foram importantes pois sem eles eu não teria aprendido um monte de coisas importantes. Um dos pontos fortes foi o uso da fibra de vidro.

Falta ainda levar para água e fazer o teste de flutuação. Ficou uma arma relativamente pesada por conta do jatobá e eu espero não ter que adicionar nenhum lastro.

Acho que foi uma primeira tentativa relativamente boa (pelo aprendizado, quero dizer) e estou pronto para fazer o segundo mudando um monte de detalhes e, quem sabe, atingindo um mínimo de qualidade de acabamento que me permita vender a arma e comprar uma boa roupa neoprene.

Abraços e obrigado pela força, em especial o Jackson e o Renato do Guarapas, entre muitos outros, que foram sensacionais em compartilhar seu conhecimento.

Um comentário:

  1. velho vc tem q comemorar seu erro pq sem ele vc n busca a perfeição vou ser sincero n gostei da arma mais vc é bem melhor q eu n desista vc mora onde ?manda resposta por email guart13@hotmail.com valeu

    ResponderExcluir

Se isto for um SPAM você vai arder no inferno em um lugar todo especial, ao lado dos terroristas e pertinho dos molestadores de crianças.