sexta-feira, 24 de junho de 2011

Arbalete #2 - segunda parte

Olá pessoal!

Segue um update na confecção da segunda arbalete. Hoje vou mostrar apenas fotos da carretilha sem solda que fiz em poliacetal e inox:


O carretel foi torneado por um amigo em poliacetal branco. Material muito resistente, optei por não usar nenhum tubo no furo do eixo. Em contrapartida a parede entre o furo do eixo e a parte interna do carretel é bem grossa. Depois de pronto achei que ele ficou um pouco alto - na parte interna tem 6 centímetros. O carretel torneado é a única parte da carretilha que não foi feita por mim.


A manivela foi feita com um manípulo extraído de um molinete de pesca quebrado. Usei um parafuso inox fixado com porcas no carretel. A cabeça do parafuso é do tipo panela, e foi bastante diminuída no esmiril para não atrapalhar a saída da linha. do outro lado do carretel o parafuso foi fixado com uma porca travada com cola "trava rosca", uma bucha de aperto e mais uma porca, também com cola "trava rosca". Em seguida vem o manípulo e depois mais um par de porcas com "trava rosca" e bucha de aperno no meio. Obviamente foi deixada uma folga suficiente para o manípulo girar livremente. Ficou muito forte e funcional.

Nesta foto ainda dá pra ver um ponto preto na parte de cima do carretel. Ali fiz um furo que sai, na parte interna, rente à parede. Por este furo passo a linha que é fixada com um nó 8 por fora. Assim não fica aquele calombo na linha depois de enrolada. Nesta foto ele está carregado com 25 metros de corda de nylon 2,5mm.


A base foi feita com uma chapa de inos de 3mm. Dois furos escariados para os parafusos de fixação na madeira e um furo central para o parafuso que serve de eixo para o carretel. Trata-se de um parafuso de 8mm de diâmetro fixado com porca e "trava rosca". A guia de linha foi furada com broca 4mm e depois limada até ficar uniforme. Usei uma esmirilhadeira angular com disco de desbaste para diminuir o perfil da chapa na parte da guia de linha e usei uma lima redonda de moto-serra para diminuir a grossura da chapa na linha de dobra. Ficou perfeito! Dobrou com certa facilidade, de forma precisa e ainda ficou bem forte.


O acabamento foi dado com lixa 220 em todas as peças, antes de dobrar a guia. O carretel vai girar diretamente sobre a rosca do parafuso. Para diminuir o atrito tudo será lubrificado com graxa náutica branca . Como freio , somente uma borboleta. Para evitar que a borboleta desenrosque completamente dentro da água e se perca o carretel, vou "estragar" o finalzinho da rosca depois de tudo montado.

A construção foi feita com cerca de 6 horas de trabalho - fora a parte de torno - e sem soldas!
O custo foi bem alto, cerca de R$ 70,00.

Espero que vocês gostem!
Abraços e bom final de semana.

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