quarta-feira, 28 de março de 2012

Arbalete #3 - Finalizando a usinagem do blank

Boa tarde pessoal,

Nesta semana continuei a usinagem do blank e estou próximo de uma forma final. O contorno do cabeçote foi cortado e usinado com lixa 40 e 60. Também dei forma às abas laterais onde as barras de inox que prenderão o eixo das polias serão aparafusadas, atrás do cabeçote.

Fiz os furos e a usinagem dos recessos onde o elástico será preso por baixo da arma. Também arredondei os cantos vivos e dei uma lixada geral para emparelhar qualquer desnível.

Montei os elásticos de16mm com 50cm cada, para um curso total de 170cm somando-se a parte de cima do cano e a parte de baixo, entre o pino da seta e o recesso de ancoragem do elástico por baixo.

Ainda estou aguardando o torneiro terminar as peças que encomendei com ele, mas até lá, seguem as fotos:






Próximos passos: lixar até grana 320 para dar acabamendo pré pintura. Receber e montar as peças de tecnil, ajustar o gatilho e fabricar as peças de inox.

Abraços a  todos!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Torno de amarração e secagem para varas de pesca

Olá pessoal!

Eu ganhei de um colega de trabalho uma vara muito bacana para pescar robalos. Trata-se de uma Sengsum Victory Classic IM7 - 7'6"  para 10 a 25lbs.

Acontece que ela já viu dias melhores. Originalmente uma vara para carretilhas, foi transformada na marra em vara para molinetes. Um cabo de cortiça foi colocado, jacaré para o molinete e passadores novos... e isso foi a muito, muito tempo atrás. A cortiça estava esfarelando e o jacaré soltando.

Então um dia, já meio irritado com aquilo, resolvi pelar o blank e fazer tudo denovo. Depois de seguir algumas dicas valiosas dos amigos do Guia Pesca de Praia comprei umas táboas de pinho, arranjei um motor de prato de microondas, achei na bagunça uns tubos de cola de epoxi (araldite), uns pedacinhos de feltro, fios elétricos e fui à luta.

O resultado está abaixo:




A linha laranja é uma pequena homenagem ao GPP,que é um forum fantástico cheio de gente bacana com quem tenho o privilégio de compartilhar da companhia na areia, de tempos em tempos.

A amarração ficou muito longe de estar perfeita. Algumas passadas ficaram sobrepostas e pouco uniformes, mas ficou firme e seguro. Para quem aprendeu em vídeos no youtube, estou bem satisfeito com a primeira tentativa.

O cabo foi revestido com fita de autofusão. Não sei quanto tempo vai aguentar, mas a pegada é muito boa. No final fiquei com um conjunto bem funcional. Falta testar, mas acredito que não vai decepcionar.

Aquele abraço!


quarta-feira, 14 de março de 2012

Arbalete #3 - Continuação: usinagem do blank

Pessoal

Dando continuidade ao projeto da rollergun, fiz as canaletas de descanso das borrachas na tupia, em cima e em baixo.

Abri as cavidades onde ficarão as polias e colei madeira nas laterais para completar o tamanho do cabeçote para receber as polias - faltavam ali uns 7mm.

Como algumas pessoas acreditam que as imagens valem mais do que as palavras (há que se discutir sobre o assunto num post mais oportuno) seguem as fotos:




segunda-feira, 5 de março de 2012

Arbalete #3 - Começando a rollergun

Bom dia pessoal!

Neste último sábado, em meio às tarefas de manutenção da casa, resolvi começar a construir a minha rollergun. O projeto é uma cópia das rollers do Renato. As medidas do blank são 5cm X 3cm X 90cm de cano, o que dá um comprimeiro total de cerca de 110cm ou mais um pouco. Vou saber ao certo depois de terminar.


Comprei o blank do Leandro Pacheco, colega armeiro que vem fazendo canos de madeira artesanais de ótimo nível, vendendo com muita aceitação para todo o país. Foi feito com lâminas alternadas de jatobá e cedro, o que inicialmente pode parecer pesado - na água vai mostrar equilíbrio ideal na flutuabilidade. As armas que fiz em jatobá e cedro, até agora, afundam com a seta e flutuam após o tiro.


Nesta foto dá para ver o detalhe da laminação e o desenho de onde será feita a furação para o gatilho.


Esta, para quem não conhece, é a super plaininha para escavação da guia da seta. Quem se interessar em construir uma, tenho o tutorial aqui mesmo, no blog. Como a lâmina central do blank é de um cedro bem linheiro, a plaina funcionou muito bem. Dá pra ver pelo comprimento dos cavacos.


Com a guia escavada, fiz a furação e abertura da cavidade que deve receber o gatilho. Parei no sábado mais ou menos neste ponto. Para que se tenha uma idéia de como vai ficar, vejam a foto abaixo:


O gatilho e a carretilha Omer Match 30 serão usados nesta arma. A coronha e as roldanas não. São para outros projetos, mas já se pode ter uma imagem do produto final.

É isso aí galera! Até a próxima.