sexta-feira, 13 de julho de 2012

Peso cevador para Sabiki


No inverno, aqui no sul, quando não tem anchova nem olhete, a solução para garantir o frito com peixe miúdo como porquinhos (peroá) e jaguriçás que, nas ilhas, infestam as pedras.

Pode-se pescá-los com isca natural ou com sabikis, que são fieiras com 5 a 8 anzóis com peninhas ou pequenos camarões de silicone. Os xereletes adoram.

Para potencializar o uso do sabiki os japoneses normalmente usam um pote especial com chumbo, todo furado, onde se coloca algum tipo de isca natural para soltar um cheirinho e atrair os peixes para fora das tocas. Enlouquecidos pelo cheiro, acabam fisgados nos anzóis.

Aqui no Brasil nunca vi ninguém usando esses negócios, então resolvi fazer um em casa para este final de semana:



Precisamos de um pedacinho de cano de 25mm, duas tampas, um girador, um chumbo de tarrafa e um pedaço de linha velha de molinete pescasub. Além disso furadeira e broca proporcionais à bitola da linha.



Fazemos um furo em uma das tampas, passamos a linha e o chumbo por dentro.



Depois furamos todo o tubo, e na outra tampa fazemos dois furos.



Na tampa de um furo só, fazemos um nó e queimamos a ponta. Passamos a linha pela outra tampa, Saindo por um furo e entrando pelo outro, passando o girador no meio.



Mais uma foto.



Depois é só colar com super bonder ou cola de PVC somente a tampa do girador, que vai ser a de cima. A outra deve ser somente encaixada.

Quando for pescar basta abrir a tampa de baixo, colocar uns pedaços de sardinha esmagada ou camarão esmagado e usar como chumbo no final do sabiki. Como a linha vai ficar tensionada na parte de cima, a parte de baixo não vai abrir, a não ser que seja mal encaixada.



Fiz alguns para usar amanhã. O frio aqui tá terrível pra cair, mesmo com roupa de 5mm. Então o jeito vai ser pescar de linha!

Abraços!


Um comentário:

  1. muito legal sua idéia.
    Vou tentar fazer um desse pra mim
    Obrigado
    Parabens

    ResponderExcluir

Se isto for um SPAM você vai arder no inferno em um lugar todo especial, ao lado dos terroristas e pertinho dos molestadores de crianças.